segunda-feira, 13 de maio de 2013

Moda e Literatura


A roupa e a moda na literatura fornecem subsídios importantes no que se refere às informações sobre um dos aspectos mais simbólicos da cultura material: o modo de se vestir, denotando uma postura do corpo, ele sempre revestiu a caracterização dos personagens.
Historicamente, a literatura tem conferido à roupa uma importância primeira, como um código capaz de acessar conceitos, práticas, representações, como símbolo e recurso construtor de identidades sociais, culturais e de gênero. Ela sempre se valeu das roupas para dar substância aos seus personagens.


Para um olhar mais desatento pode até parecer que moda e literatura são assuntos “nada a ver”, isto é, que não possuem nenhuma relação entre si. Mas um pouco mais de atenção e veremos que a matéria-prima de ambos é a mesma: criação e narrativa. Tanto o universo literário quanto as passarelas da moda têm como objetivo contar uma história e impactar o público espectador. Além disso, assim como os escritores, os estilistas e designers de moda também se inspiram em elementos do real (ou do imaginário) para criarem suas coleções. A troca entre literatura e moda é tão intensa que não é raro ver livros que falem sobre o universo fashion, ou tragam a temática como pano de fundo, e escritores e obras literárias servindo de inspiração nas passarelas.Aqui são alguns livros em que se aborda a temática moda:




2 comentários: